💡Você sabia que até 50% das pessoas desenvolvem algum distúrbio do sono durante a vida?

Medidas de higiene do sono são recomendações comportamentais e ambientais para obter melhor qualidade do sono. Com estes doze passos você pode diminuir a fadiga, irritabilidade e melhorar sua vida pessoal e profissional, além de diminuir o risco de AVC e infarto a longo prazo.

✅ Bons hábitos:
1) Torne seu quarto um ambiente propício para o sono - baixa luminosidade, temperatura adequada, colchões e travesseiros confortáveis.
2) Crie uma rotina para seu sono - horários regulares ajudam a otimizar seu descanso. Evite cochilos durante o dia.
3) Nada de celular, computador ou TV na cama! A luz das telas inibe a secreção de melatonina, um hormônio secretado em nosso sistema nervoso que permite o início do sono.
4) Crie rituais. Faça uma atividade relaxante e prepare-se para dormir antes de deitar. Exs.: ler, ouvir músicas tranquilas, meditar etc.
5) Consuma alimentos leves no jantar, no mínimo uma hora antes de deitar, para evitar indigestão e refluxo.
6) Cama é para dormir! Não deixe para fazer nenhuma tarefa na cama, isso desconfigura o ritual do sono.

❌ Inimigos do sono
7) Não pratique exercícios físicos intensos até duas horas antes de deitar-se. Isso acelera o metabolismo.
8) A cafeína presente em chás, refrigerantes e no café modifica a arquitetura do sono. Evite seu consumo após as 17h.
9) Almeje uma rotina menos estressante. Se for necessário, procure ajuda profissional.
10) Evite ambientes ruidosos. Se não for possível, utilize ˜ruídos brancos˜ que ajudam a mascarar sons que podem comprometer o sono. Aplicativos de streaming costumam ter esta opção.
11) Não fume! Não é só não fumar próximo a hora de dormir. O tabagismo traz inúmeros efeitos deletérios à saúde e, por isso, procure grupos de cessação de tabagismo e traga essa conquista a sua vida.
12) Não deixe a insônia no comando! Se tiver dificuldade para adormecer ou despertar no meio da noite, saia da cama e faça uma atividade relaxante, isso ajuda a não perpetuar o ciclo vicioso da ansiedade quanto à privação de sono.

Gostou das dicas? Conta dos seus hábitos e o que você achou!


#Insônia #sono