RISCO DE LEUCOENCEFALOPATIA MULTIFOCAL PROGRESSIVA E USO DE NATALIZUMABE

1 agosto, 2023

Post em parceria com a @escoladeneuro sobre o risco de LEMP (Leucoencefalopatia multifocal progressiva) em pacientes com Esclerose Múltipla em uso de Natalizumabe!







 

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28 julho, 2021


 

Dicas para melhorar seu sono em 12 passos

13 maio, 2021

💡Você sabia que até 50% das pessoas desenvolvem algum distúrbio do sono durante a vida?

Medidas de higiene do sono são recomendações comportamentais e ambientais para obter melhor qualidade do sono. Com estes doze passos você pode diminuir a fadiga, irritabilidade e melhorar sua vida pessoal e profissional, além de diminuir o risco de AVC e infarto a longo prazo.

✅ Bons hábitos:
1) Torne seu quarto um ambiente propício para o sono - baixa luminosidade, temperatura adequada, colchões e travesseiros confortáveis.
2) Crie uma rotina para seu sono - horários regulares ajudam a otimizar seu descanso. Evite cochilos durante o dia.
3) Nada de celular, computador ou TV na cama! A luz das telas inibe a secreção de melatonina, um hormônio secretado em nosso sistema nervoso que permite o início do sono.
4) Crie rituais. Faça uma atividade relaxante e prepare-se para dormir antes de deitar. Exs.: ler, ouvir músicas tranquilas, meditar etc.
5) Consuma alimentos leves no jantar, no mínimo uma hora antes de deitar, para evitar indigestão e refluxo.
6) Cama é para dormir! Não deixe para fazer nenhuma tarefa na cama, isso desconfigura o ritual do sono.

❌ Inimigos do sono
7) Não pratique exercícios físicos intensos até duas horas antes de deitar-se. Isso acelera o metabolismo.
8) A cafeína presente em chás, refrigerantes e no café modifica a arquitetura do sono. Evite seu consumo após as 17h.
9) Almeje uma rotina menos estressante. Se for necessário, procure ajuda profissional.